o que é isto?

a ideia

sempre tive vontade de fazer o meu próprio projecto 365, portanto é a razão principal por detrás da existência deste pequeno lugar, nesse vasto universo que é a internet. não o fiz antes, unicamente por falta de uma boa câmara fotográfica. recentemente fiz uma pequena aquisição, na forma de uma simpática nikon, e agora sinto-me pronto para envergar neste desafio.
para quem o conceito seja um pouco vago, de forma resumida, um projecto 365 consiste em tirar uma fotografia por dia durante o período de um ano completo (daí o nome).

o porquê

há muitas boas razões para começar um projecto deste género, sendo algumas apenas razões ou até porque alguém já o fez e achámos piada. sempre tive um grande interesse em fotografia e sempre me senti incapacitado com a falta de uma câmara minimamente aceitável, para que se possa chamar efectivamente ao produto uma fotografia. assim, a primeira razão é, sem dúvida, porque se torna uma maneira de me manter motivado. com este projecto a obrigar-me a fotografar o meu dia, todos os dias durante um ano, posso realmente praticar e melhorar. até porque, é algo que exige muito pouco tempo e esforço, mas que espero melhore o meu sentido de composição assim como a minha relação com a câmara, as suas potencialidades e os seus limites.
é interessante olhar para trás, quando o projecto está concluído e ver as fotografias. podemos verdadeiramente lembrar a maneira como nos sentimos naquele momento, o que aprendemos nesse dia, as pessoas que conhecemos, as coisas que nos irritaram. muitas vezes, é difícil recordar o que aconteceu no dia anterior, mas uma imagem torna tudo mais fácil, especialmente no intervalo de um ano inteiro. torna-se uma maneira interessante de documentar as mudanças por que passamos, e frequentemente nem reparamos, ao longo de 365 dias. assim como as mudanças das pessoas mais próximas de nós, que aceitem integrar como figurantes neste desafio.

o nome

para ser sincero, pensei em todos os dias uma surpresa, mas pareceu-me comprido demais para usar como endereço e título. everyday a surprise é isso mesmo e apenas, todos os dias algo de novo e inesperado. uma imagem para reflectir, uma história para inventar.

a metodologia

este projecto consiste essencialmente em partilhar uma fotografia por dia, preferencialmente tirada no próprio. a imagem será enviada para o flickr e aparecerá aqui como uma surpresa. além disso, a cada 30 dias será feita uma selecção da melhor fotografia publicada nesse espaço de tempo e as várias selecções serão agrupadas nas 12 maravilhas. no final do projecto irei também apresentar aquela que for considerada a melhor fotografia de todas as 365, a maravilha das maravilhas. para efeitos de selecção conto não só com a minha própria percepção, como também com a de curiosos mirones que por estas bandas se percam temporariamente.

a quem

este projecto é para mim, principalmente. contudo, dedico-o a todos os que me ajudam a concretizá-lo, em especial àqueles que se tornam personagens desta pequena história do quotidiano. para todos os restantes, espero que gostem da surpresa diária a que têm direito aqui.